Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Terceirização do Trabalho Rural

    O dia a dia no Agro

    Publicado por Crislayne Favero
    há 3 anos

    A expressão terceirização, como o próprio termo sugere, origina-se da palavra terceiro, nasceu da necessidade das empresas de encontrar alternativas que garantissem maior agilidade, simplicidade e competitividade na execução das atividades econômicas.

    Embora a lei não faça menção específica sobre a terceirização da atividade rural, há que se considerar que a Lei nº 5.889/73 (que trata do trabalho rural), regulamentado pelo Decreto nº 73.626/74, também não traz qualquer restrição quanto à terceirização das atividades rurais, trazendo o entendimento de que a terceirização de mão de obra aplica-se também à atividade rural.

    Terceirização rural é a contratação de serviços por meio de empresa, intermediária (interposta) entre o tomador de serviços e a mão-de-obra rural, mediante contrato de prestação de serviços. A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante (tomador) destes.

    A empresa interposta é uma pessoa jurídica com a qual o proprietário de um determinado negócio, ou seja, o empregador, estabelece um contrato. Por meio desse contrato, a empresa interposta colocará à disposição do empregador mão de obra suficiente para executar determinados serviços de seu interesse.

    No âmbito rural as empresas estão se especializando cada vez nos mais diversos processos produtivos, representando mão de obra especializada, possibilitando a redução de perdas e aumento na produtividade.

    Por exemplo, um pequeno produtor não tem capital financeiro suficiente para aquisição dos equipamentos necessários para o preparo do solo, levando-o a terceirizar essa atividade.

    Como se pode constatar, o conceito de terceirização com a Reforma Trabalhista é amplo, pois permite a terceirização tanto da atividade-meio quanto da atividade-fim e até mesmo a “quarteirização” de todas as atividades econômicas, inclusive as exercidas no meio rural, desde que constem expressamente no contrato de prestação de serviços firmados entre a prestadora e a tomadora.

    • Sobre o autorAdvogada Família e Sucessões
    • Publicações29
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações44
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/terceirizacao-do-trabalho-rural/1139747188

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)