Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Direito do Trabalho

    Compliance Trabalhista

    Publicado por Crislayne Favero
    há 3 anos

    Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, no qual as práticas de profissionalização e de governança corporativa são pré-requisitos de idoneidade e de conformidade de regras internacionais, especialmente para garantir o potencial de segurança das empresas, surgindo assim o Compliance.

    O Compliance ganhou destaque com a Lei de Prevenção à Lavagem de Dinheiro (Lei 9.613/98) e com a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13). O Compliance Trabalhista também vem ganhando visibilidade exatamente por evitar passivos trabalhistas, que muitas vezes passam despercebido pela maioria das empresas.

    No que concerne ao direito trabalhista, é utilizado para criar e fiscalizar regras de ética e conduta, de modo que as leis relativas ao direito do trabalho sejam respeitadas.

    A estruturação de um programa de Compliance Trabalhista requer o engajamento e vontade dos dirigentes da empresa para proporcionar uma organização completamente conforme com a legislação nacional e eventualmente internacional, dependendo da operação desta empresa, mas, acima de tudo, é uma ferramenta que garante que os fluxos dos funcionários e da gestão interna dos Recursos Humanos e Societários sejam de tal forma que blindem a empresa em eventuais passivos trabalhista futuros.

    Diante disso, profissionais qualificados atuam hoje na identificação e prevenção de riscos, evitando conflitos entre empregador e funcionários, acidentes de trabalho e outros casos capazes de fazer com que a empresa seja responsabilizada no âmbito judicial.

    • Sobre o autorAdvogada Família e Sucessões
    • Publicações29
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações44
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/direito-do-trabalho/1139747252

    Informações relacionadas

    Guilherme Nascimento Neto, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    [Modelo] Contrarrazões/Contraminuta ao Agravo de Instrumento em Recurso de Revista

    Karen Almeida, Assistente Administrativo
    Notíciashá 7 anos

    O que é o direito do trabalho?

    Direito do Trabalho

    ESCRITÓRIO OABDF WILMA
    Notíciashá 4 anos

    Direito Do Trabalho

    Súmula n. 60 do TRT-17

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)